FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE CRISOPÍDEOS (NEUROPTERA: CHRYSOPIDAE) EM POMARES DE ABACATE (PERSEA AMERICANA)
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i1.30581Resumo
Crisopídeos são insetos pertencentes a ordem Neuroptera. Os adultos se alimentam de pólen, néctar e honeydew secretado por alguns hemípteros. São predadores em sua fase larval sendo encontrados em várias culturas de interesse económico, possuindo como presas principais lagartas neonatas, pulgões, cochonilha, moscasbrancas, psilídeos, tripes e ácaros, contribuindo dessa forma no controle biológico natural de pragas em ambientes agrícolas. Este trabalho teve como objetivo acompanhar a flutuação populacional de crisopídeos em pomares de abacate (Percea americana) na fazenda Santa Cecilia, do grupo Carlini Avocados, no município de Bernardino de Campos, estado de São Paulo. Os monitoramentos foram realizados semanalmente no período de agosto de 2020 até agosto de 2022, em 62 talhões, de diferentes tamanhos das variedades Margarida, Fortuna, Quintal e Hass, com idade igual ou superior a três anos. Para isso, semanalmente foram avaliados 5 pontos de amostragem em áreas de até 5 hectares e 10 pontos em áreas superiores a 5 hectares. O caminhamento realizado foi em zigue-zague, alternando os pontos monitorados entre semanas pares e ímpares. O ano de 2021 foi um ano atípico para a cultura do abacate, associado com fatores climáticos atípicos, como as fortes geadas, diminuindo a incidências de floradas das gramíneas e outras plantas espontâneas, o que pode ter contribuído para a diminuição na população de crisopídeos. O aumento de indivíduos no ano de 2022, esteve diretamente relacionado ao clima, presença de gramíneas, além da própria florada da cultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.