PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BIODIESEL DE ÓLEO DE SOJA REFINADO E SEUS COMPARATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i1.30582Resumo
Devido às questões ambientais e de escassez, fontes de energia provenientes do petróleo são aos poucos substituídas por fontes renováveis, sendo notável o biodiesel. O Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo, e a partir desse grão, é extraído o óleo para a fabricação do combustível. Apesar de possuir um custo mais elevado que o do diesel, vários países possuem leis que incentivam o seu uso, sendo o Brasil um deles, onde por lei é misturado 13% de biodiesel no diesel comercializado. O desempenho do biodiesel em motores a combustão também apresenta diferenças quando comparado com o diesel puro, e alguns fatores físico-químicos podem alterar a eficiência, especialmente a viscosidade cinemática. Este trabalho produz o biodiesel a partir do processo de transesterificação a partir do óleo de soja refinado, e são realizadas as caracterizações físico-químicas do biodiesel e comparadas frente ao óleo de soja extravirgem, óleo de soja refinado e diesel puro. Destaca-se a maior presença de aromáticos no diesel puro, o ponto de congelamento do biodiesel ser 6 ºC superior, bem como a viscosidade cinemática do biodiesel ser 90,5% maior que a do diesel puro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.