DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AGRICULTURA FAMILIAR: IMPLICAÇÕES PARA O CONTROLE BIOLÓGICO DE INSETOS-PRAGA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i1.30797Resumo
O presente artigo teve como objetivo discutir o controle biológico de insetos-praga no contexto da agricultura familiar e como ferramenta para o alcance do desenvolvimento sustentável. Trata-se de um ensaio teórico, realizado a partir de uma ampla pesquisa bibliográfica e documental. De forma geral, o artigo mostra que o controle biológico de insetos-praga é uma técnica pouco difundida, quando comparada ao controle químico. Contudo, é uma ferramenta base, pois, possibilita a articulação de práticas agrícolas sustentáveis e novas formas de tratamento ao meio ambiente, principalmente com benefícios que se externalizam na qualidade de vida do agricultor, na produção de alimentos saudáveis e no estabelecimento de novas formas de fazer agricultura, alinhadas ao alcance do desenvolvimento sustentável. Contudo, na base desse quadro agrícola, nota-se a carência de incentivos políticos efetivos, assistência técnica e negligência de informações, coerentes ao contexto de cada estabelecimento familiar. Esperamos, com esta reflexão, mostrar o controle biológico de insetos-praga na agricultura familiar como instrumento que ressalta suas virtudes contra as práticas degradantes, em favor do enfrentamento do presente e desenho do futuro, de uma agricultura sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.