Projetos Sociais Sustentáveis: O Caso da Comunidade do Terreirão na Zona Oeste do Rio de Janeiro – Brasil

THE CASE OF THE TERREIRÃO COMMUNITY IN THE WEST ZONE OF RIO DE JANEIRO – BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i1.32284

Resumo

A Agenda 2030 para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS infelizmente está longe de ser alcançada, se dependermos apenas das intervenções governamentais, exceto pelos projetos sociais, tão necessários para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem em comunidades em grandes centros, como o do Rio de Janeiro. O objetivo deste trabalho foi analisar as ações sociais desenvolvidas para os moradores da Comunidade do Terreirão, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, Brasil. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa. Foi avaliado um projeto social desenvolvido por uma Organização Não Governamental – ONG. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Averiguou-se que o projeto social desenvolvido no local é de suma importância, pois resgata inclusive a essência do povo local, valorizando suas características, suas origens, suas abrangências. Acredita-se que essa abordagem, sirva de exemplo para que outras ONGs possam desenvolver trabalhos similares, respeitando as especificidades de suas localidades, mas sempre em prol da melhoria de práticas sustentáveis.

Biografia do Autor

Emmanuel Pereira de Carvalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável - PPGPDS da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Arquiteto e Urbanista. Especialista em novas tecnologias, como 3D e mapeamento com drones. Possui experiência na elaboração e execução de projetos urbanísticos e arquitetônicos; na aprovação junto aos órgãos competentes; na área de Educação Ambiental e Gestão Ambiental, com ênfase em planejamento urbano sustentável. Atua como consultor em práticas sustentáveis. Áreas de interesse: Políticas públicas de arquitetura e urbanismo; educação ambiental e gestão ambiental; políticas públicas intersetoriais e educação.

 

Ednaldo Oliveira dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em METEOROLOGIA pela Universidade Federal de Alagoas (1997), mestrado em Engenharia Mecânica/Ciências Atmosféricas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Planejamento Energético/Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor associado D3 e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável/Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisador colaborador do INSTITUTO VIRTUAL INTERNACIONAL DE MUDANÇAS GLOBAIS/COPPE/UFRJ; Membro efetivo da CALMET/OMM, Relator da Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernética e Informática e Membro do Conselho Consultivo do Instituto Ambiental Biosfera. Tem experiência nas áreas de METEOROLOGIA, MUDANÇAS CLIMÁTICAS (principalmente em inventário de emissões de GEE em ambientes naturais e reservatórios hidrelétricos), POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E AMBIENTAL.

Sylvia Meimaridou Rola , Universidade Feral do Rio de Janeiro

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1994). Especialista em Design de Estruturas pela Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC, 1997). Mestre em Arquitetura pelo PROARQ/FAU/UFRJ (2000), com ênfase em Racionalização da Construção. Especialista e em Sustentabilidade das Cidades pela Universidad Atónoma Chapingo, no México (2001). Doutora em Planejamento Energético pelo PPE/COPPE/UFRJ (2008). Pesquisadora do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais -IVIG/COPPE/UFRJ - desde 2001. Professora Adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, de 2009 até 02/2012. Professora Adjunto, desde 02/2012. Diretora Adjunto de Extensão de 2014/01 a 2018/01, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Diretora Adjunto de Graduação de 2020/01 a 2022/01. Atua principalmente nos seguintes temas: tecnologia, eco-construções, materiais não energo-intensivos, naturação (telhados verdes), meio ambiente, eficiência energética, Conforto Ambiental, sustentabilidade das cidades e das construções, avaliação de estádios de futebol, emissões de gases de efeito estufa (GEE) e mudanças climáticas. 

Celso Guimarães Barbosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Medicina Veterinária - Parasitologia Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998). Ingressou no magistério superior em 1985 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro como Professor Auxiliar I e atualmente é Professor Titular desta universidade, atuando principalmente nas áreas de Bioestatística e Estatística Experimental.

Downloads

Publicado

10-09-2024

Como Citar

CARVALHO, E. P. de; SANTOS, E. O. dos; ROLA , S. M.; BARBOSA, C. G. Projetos Sociais Sustentáveis: O Caso da Comunidade do Terreirão na Zona Oeste do Rio de Janeiro – Brasil: THE CASE OF THE TERREIRÃO COMMUNITY IN THE WEST ZONE OF RIO DE JANEIRO – BRAZIL. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 6, n. 1, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v6i1.32284. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32284. Acesso em: 4 out. 2024.