Projetos Sociais Sustentáveis: O Caso da Comunidade do Terreirão na Zona Oeste do Rio de Janeiro – Brasil
THE CASE OF THE TERREIRÃO COMMUNITY IN THE WEST ZONE OF RIO DE JANEIRO – BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i1.32284Resumo
A Agenda 2030 para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS infelizmente está longe de ser alcançada, se dependermos apenas das intervenções governamentais, exceto pelos projetos sociais, tão necessários para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem em comunidades em grandes centros, como o do Rio de Janeiro. O objetivo deste trabalho foi analisar as ações sociais desenvolvidas para os moradores da Comunidade do Terreirão, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, Brasil. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa. Foi avaliado um projeto social desenvolvido por uma Organização Não Governamental – ONG. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Averiguou-se que o projeto social desenvolvido no local é de suma importância, pois resgata inclusive a essência do povo local, valorizando suas características, suas origens, suas abrangências. Acredita-se que essa abordagem, sirva de exemplo para que outras ONGs possam desenvolver trabalhos similares, respeitando as especificidades de suas localidades, mas sempre em prol da melhoria de práticas sustentáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.