Controle Alternativo de Oídio na Cultura do Pepino em Ambiente Protegido
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32290Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de produtos alternativos (leite, extrato de manjericão e fungo antagonista) para o controle desta doença, comparando-os com um fungicida comercial. O trabalho foi realizado em ambiente protegido, na cidade de Cascavel, no período compreendido entre o dia 08 de setembro a 12 de novembro. O híbrido empregado foi o Yoshinari, altamente suscetível ao fungo Oidium ssp. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados (DBC). Os tratamentos utilizados foram: T1 - leite fresco à 20%; T2 - extrato da planta Ocimum basilicum L.; T3 - fungo antagonista Trichoderma harzianum; T4 - fungicida comercial, e T5 – testemunha, com 4 repetições, totalizando 20 unidades experimentais. Foram avaliados a produtividade, número de frutos e severidade da doença. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Verificou-se que nenhum tratamento diferiu estatisticamente entre si para os parâmetros avaliados. Assim, os produtos alternativos e o produto comercial não foram eficientes em controlar a doença, pois não houve diferença da testemunha absoluta.
Palavras-Chave: Pepino. Produtividade. Controle. Severidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Journal of Environmental Resilience Research and Science
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.