Desenvolvimento Sanitário nas Macrorregiões Brasileiras

Impacto na Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v6i1.32302

Resumo

Resumo: O presente trabalho faz interligações das questões do saneamento básico de maneira multidirecional e traz à tona diferentes lacunas nas macrorregiões brasileiras que geram um impacto negativo na incidência de doenças relacionadas com a saúde no Brasil. Esse tema é representativo no cenário nacional pela universalização do acesso à água de qualidade e à coleta e ao tratamento do esgoto. Existe uma necessidade urgente de mudanças na infraestrutura e nas lacunas do atendimento sanitário para atender a  grande parcela da população não ter acesso a estes serviços e os seus efeitos relativos ao meio ambiente, desenvolvimento e à promoção do bem-estar humano. A metodologia utilizou-se de dados do Sistema Nacional e Informações Sanitárias (SNIS), Instituto Trata Brasil (ITB) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa mostrou a fragilidade dos sistemas de atendimento, gerando externalidades negativas nos quesitos de saúde. Considera-se que os desafios enfrentados pelo setor são grandes e que o setor do saneamento básico está diretamente ligado a impactos na saúde, foi possível observar uma elevada disparidade das regiões brasileiras relativos a doenças sanitárias e mortes vinculadas ao setor principalmente nas macrorregiões do Norte e Nordeste. Por fim, é importante destacar que os aspectos de gestão são os que se observaram mais relevantes, direcionando pesquisas, planejamento e dados regionais.

Palavras-Chave: Saneamento Básico; Saúde; Disparidades Regionais.

Biografia do Autor

Karla Cristina Tyskowski Teodoro Rodrigues, Unioeste

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2013), mestrado em Economia Regional pela Universidade Estadual de Londrina (2016) e doutora pela Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia regional, meio ambiente e economia rural. Participou dos grupos de pesquisa GEITES (Grupo de Economia, Indústria, Agricultura,Tecnologia e Sociedade) e Estudos interdisciplinares e leituras históricas.

Downloads

Publicado

01-08-2024

Como Citar

RODRIGUES, K. C. T. T.; STADUTO, J. A. R.; WESTEREN , K. I. Desenvolvimento Sanitário nas Macrorregiões Brasileiras: Impacto na Saúde. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 6, n. 1, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v6i1.32302. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32302. Acesso em: 10 set. 2024.