Análises do Aumento de Gripe Decorrentes da Inalação de Fumaça nas Comunidades Fluviais de Santo Antônio da Cachoeira e São José – Ap

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32343

Resumo

Durante a estação de verão no município de Laranjal do Jari - AP é comum o índice de queimada aumentar por conta da prática de limpeza de área para fazer plantações agroflorestais e diminuição de capins em igapós, já que grande parte da moradia nessa região é próxima ao Rio Jari, cujas casas as margens do rio são feitas de palafitas, principalmente na comunidade São José. Contudo, essas queimadas influenciam na poluição de fumaça em toda região fazendo com que as doenças virais como a gripe aumente. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi realizar por meio de questionários aplicados análises do aumento de gripe decorrentes a inalação de fumaça nas comunidades de Santo Antônio da Cachoeira e São José. As avaliações feitas mostraram que segundo os 25 entrevistados das comunidades, 88% confirmaram que houve o aumento de gripe em relação inalação de fumaça, além disso, 98% dos entrevistados afirmaram que o ano de 2023 em comparação aos anos anteriores foi um dos piores índices de queimadas.

Downloads

Publicado

01-08-2024

Como Citar

CARVALHO, B. F. G. de; CAMPOS, C. D. S. F.; RAMOS, L. F.; GOMES, R. M.; CARAMELLO, N. Análises do Aumento de Gripe Decorrentes da Inalação de Fumaça nas Comunidades Fluviais de Santo Antônio da Cachoeira e São José – Ap. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 6, n. 1, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32343. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32343. Acesso em: 5 out. 2024.