A influência climática na produção da castanha da amazônia (bertholletia excelsa) e na economia de famílias de comunidades fluviais no Vale do Jari - Ap
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i3.32353Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a influência do clima na produção da Castanha em comunidades fluviais no Vale do Jari-AP, onde foi analisada através de entrevistas realizadas com moradores das comunidades São José e Santo Antônio da cachoeira, que as mudanças climáticas são uma das principais causas para a mudança no extrativismo da Castanha, o resultado analisado obteve cerca de 29 entrevistas em ambas as comunidades, onde 72,4% estavam diretamente envolvidos no extrativismo da Castanha, 82,8% afirmaram sentir o impacto da influência climática no extrativismo da Castanha, e cerca de 96,6% afirmam que o clima afeta diretamente na produção das Castanhas da Amazônia. As mudanças climáticas afetaram negativamente as comunidades, que enfrentam problemas como a baixa na produtividade, seca e dificuldade para realizarem suas atividades normalmente. As mudanças climáticas afetaram a economia e qualidade de vida das comunidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.