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A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DE BAIXO CARBONO NAS CIDADES PARA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

Estratégias tecno energéticas no setor de transporte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i2.32411

Resumo

A crise climática vem impulsionando a pesquisa potencializando a preocupação com práticas sustentáveis. Os governos, setores públicos e privados e a sociedade organizada têm se preocupado cada vez mais com a forma como o mundo vem aplicando e consumindo seus produtos, bem como as inter relações destes com o meio ambiente. A urbanização trouxe para o palco as cidades modernas, destacando-se que mais da metade da população mundial vive em espaços urbanos. Atualmente as cidades e vilas enfrentam desafios sem precedentes, razão pela qual é imprescindível no planejamento urbanístico buscar novas formas de abordagem, concebendo cidades mais equitativas, sustentáveis e resilientes. Nesse viés, o estudo dos transportes nas cidades é questão de grande importância, tanto que mundialmente há um empenho para otimizar a transição energética no setor de transportes, buscando tecnologias de alta eficiência e baixo carbono, tais como iniciativas nos setores de eletrificação, automatização, compartilhamento e uso de energias renováveis no intuito de buscar essa quebra da hegemonia do petróleo nos transportes. Assim, o objeto de estudo apresentado neste artigo busca tratar acerca de uma mobilidade mais sustentável e da transição energética com alta eficiência e baixo carbono, sobretudo para os transportes, buscando modelos que transcrevem o contexto brasileiro, bem como apresentando experiências de sucesso em outros países que podem servir de referência para o impulsionamento de referidas tecnologias sustentáveis e de baixo impacto ambiental no contexto brasileiro.

Palavras-Chave: mobilidade urbana; cidades sustentáveis; transição energética; tecnologia de baixo carbono; setor de transportes;

Biografia do Autor

Evelyn Tânia Carniatto Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutoranda no Programa de Engenharia de Energia - Mestrado e Doutorado, Centro de Ciências Exatas, Campus Cascavel. E-Mail: carniattoarquitetura@gmail.com

Barbara Simone Saatkamp, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – Mestrado e Doutorado, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon. E-mail: barbara.saatkamp@unioeste.br.

Delanney Vidal Di Maio Neto, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil

Mestre em Gestão Pública e Cooperação Internacional. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. 

Irene Carniatto , Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Pós-doutora em Educação com foco em Internacionalização e Redes Internacionais de Pesquisa, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (concluído em 2021). É Bolsista de Produtividade para Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), do CNPq (Ministério da Educação do Brasil). Doutora em Ciências Florestais, Conservação e Planejamento Integrado de Bacias e Recursos Hídricos pela UFPR (2007). Coordenadora da Resilience Climate International Research Network RIPERC (2019-atual). Editora-chefe do International Journal of Environmental Resilience Research and Science - IJERRS. É representante da Unioeste como membro do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) (2017-atual). É pesquisadora e professora de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável e do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, desde 1993, no Campus Cascavel -Paraná. E-mail: irenecarniatto@gmail.com.

Reginaldo Ferreira Santos , Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Professor doutor do Programa de Engenharia de Energia - Mestrado e Doutorado, Centro de Ciências Exatas, Campus Cascavel. 

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Publicado

29-02-2024

Versões

Como Citar

CARNIATTO SILVA, E. T.; SAATKAMP, B. S.; DI MAIO NETO, D. V.; CARNIATTO , I.; SANTOS , R. F. A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DE BAIXO CARBONO NAS CIDADES PARA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL: Estratégias tecno energéticas no setor de transporte. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 5, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/ijerrs.v5i2.32411. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/32411. Acesso em: 17 jul. 2024.