Toponímia oficial e toponímia espontânea nos nomes de escola de Missal- PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/odal.v0i0.25742Palabras clave:
Toponímia oficial, Toponímia Espontânea, EscolasResumen
A linguagem permite ao homem ordenar e significar o mundo a sua volta, a partir dela podemos nomear a realidade e atribuir significado àquilo que vivenciamos. A linguagem é utilizada em cada comunidade de maneira a representar a realidade local. Dessa forma, as organizações sociais nomeiam os elementos a fim de representar aquilo que vivenciam, imprimindo, nos nomes, indícios de suas histórias, culturas e fatos sociais. Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados parciais da pesquisa de iniciação cientifica a qual procura discutir e analisar processos de nomeação das escolas do município de Missal-PR, este estudo é inédito na área onomástica. Neste artigo busca-se examinar topônimos oficiais e espontâneos atribuídos as escolas do município em estudo. O corpus deste trabalho foi formado por nomes de nove escolas, o município tem, ao todo, quinze escolas. Uma das escolas cujos nomes se analisam neste artigo está localizada no centro da cidade, sendo projetada para estar próxima a igreja, e as outras oito escolas estão localizadas no interior do município, duas em distritos e as outras em vilas e comunidades. Utilizou-se de uma investigação documental para alcançar o objetivo proposto a saber conhecer as motivações toponímicas dos nomes das escolas, levando em consideração as influências históricas, culturais e ideológicas que influenciaram na escolha desses nomes, como suporte teórico valeu-se das contribuições toponímicas de Dick (1992) e Bastiani (2016).
Palavras chaves: Toponímia oficial; Toponímia Espontânea; Escolas.
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