GUERRA E PAZ OU MEMÓRIA E RACIONALIDADE BÉLICA EM TOLSTOI
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v11i18.13360Palabras clave:
Sociedade, Guerras Napoleónicas, Guerra e Paz, Lev TostoiResumen
A contemporaneidade inicia-se e é moldada pela Revolução Francesa. A experiência das Guerras Napoleónicas tolda a mentalidade do século XIX e inspira a literatura de autores como Lev Tolstoi e Stendhal, literatura que representa plenamente o zeitgeist da época. A sociedade do século XIX e a guerra são profundamente bem descritas na obra Guerra e Paz de Tolstoi-É nesta epopeia que a mentalidade da época se nos mostra com maior clareza, seja ela a da sociedade que se desenvolve concomitantemente ao desenvolvimento da guerra, quer do sentimento e lógicas inerentes à Guerra. É nesta última que o pensamento de Tolstoi e de estrategas contemporâneos se cruzam. A guerra é um local de racionalidade própria, de caos, mas nem por isso deixa de existir uma certa ordem na desordem que impele os soldados no seu espírito de corpo a avançarem para a morte, mesmo que os motivos dessa mesma morte lhes escapem – a glória de um homem que marcará a História da Europa. A superação da finitude do Homem é um dos focos centrais da obra e antevê as preocupações existencialistas de uma época que decreta a morte de Deus.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.