O “LANCHE” EM ESCOLAS RURAIS DE NOVO HAMBURGO/RS (1940-1952) NAS MEMÓRIAS DE ALUNOS E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i21.16607Keywords:
Merenda escolar. Memórias. Colonização Germânica.Abstract
Lomba Grande, desde 1940 é um bairro situado no meio rural do município de Novo Hamburgo. É uma região, na qual se instalaram os primeiros grupos sociais de imigrantes germânicos que, começaram a chegar ao Rio Grande do Sul, a partir de 1824. Como a imigração, os hábitos, valores e aspectos da cultura adquirem novos significados na nova terra. A instalação em diferentes picadas e lugarejos originaram vilas, a partir, da construção das primeiras Igrejas, cemitérios e escolas. A presença da escola, inicialmente comunitária e, posteriormente pública, possibilitou que as tradições e os costumes fossem reconstruídos diante da adversidade do meio físico e social. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é reconstruir, mesmo que de modo inicial, as práticas culturais que envolvem memórias gustativas do cotidiano escolar. Sob a perspectiva teórica e metodológica da História Cultural buscou-se conhecer e compreender como aconteceu o momento da “hora da merenda”, entre 1940-1952. A empiria é constituída de memórias de oito sujeitos que foram entrevistados - professores e alunos de escolas isoladas. Estas memórias são analisadas no sentido que atribui Halbwachs (2006), que transcritas e organizadas, constituem em importantes documentos para análise. As famílias dos alunos desta comunidade rural evidenciaram elementos que eram cultivados na agricultura doméstica, produtos que eram plantados e produzidos na pequena propriedade, bem como se destaca o consumo de alimentos saudáveis! As práticas de escolarização desenvolvidas neste lugar ressaltam a construção de uma cultura alimentar, que estava presente também na escola, com a “marmelada”, a “kässchmier”, a paçoca e o pão de milho.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.