OS TEMPOS EM CONTRAVIDA: ENTRE A CONSCIÊNCIA, A VISÃO E O CALENDÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17555
Agências de fomento
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar o elemento tempo no romance Contravida, de Augusto Roa Bastos. Para isso, tomamos três perspectivas sobre o que é o tempo e como sua passagem se dá, tendo como base teórica Santo Agostinho, Norbert Elias, Whitrow e Jacques Le Goff. Desse modo, temos o tempo observável e circular associado à natureza; o tempo da consciência que está sujeito à percepção do indivíduo sobre o tempo, isso é, as suas memórias; e o tempo simbólico que, por meio de símbolos sociais como os relógios e calendários, faz marcações temporais em um tempo linear no fluxo do devir. Em Contravida, por meio de um narrador personagem, Roa Bastos apresenta um ex-preso político que, após fugir da prisão, embarca em um trem de volta para o povoado que cresceu. Nesse processo de fuga, sua memória retoma tempos passados. Assim, o leitor entra em contato com diferentes tempos narrativos apresentados pela obra.Downloads
Publicado
31-12-2017
Como Citar
MENDONÇA, F. da S.; BRITO, L. OS TEMPOS EM CONTRAVIDA: ENTRE A CONSCIÊNCIA, A VISÃO E O CALENDÁRIO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 22, p. 253–265, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i22.17555. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/17555. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.