ASPECTOS DA CULTURA POPULAR E DA COSMOVISÃO CARNAVALESCA NA RAPSÓDIA DE MÁRIO DE ANDRADE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17866Keywords:
PALAVRAS-CHAVE, Macunaíma. carnavalização. cultura popular. grotesco. cômico.Abstract
RESUMO: Segundo Mikhail Bakhtin em sua obra A cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: O contexto de François Rabelais é possível conceber o cosmo e as relações dos sujeitos que nele estão inseridos sob a óptica do carnaval. O estudioso denomina essa perspectiva de Cosmovisão Carnavalesca, a qual propõe que existe relação entre a forma de organização do carnaval com outras ações e vivências das pessoas. Isso levou-nos a seguinte inquietação: Seria possível perceber na literatura brasileira traços da carnavalização proposta pelo teórico? Diante disso, o presente trabalho trata-se de um artigo que tem por objetivo estudar essa vertente na obra literária Macunaíma, o herói sem nenhum caráter de Mário de Andrade, escrita em 1928 durante o Modernismo brasileiro. Propusemos ler o texto literário tendo como norte os preceitos da carnavalização. Este estudo torna-se pertinente porque parte de uma obra de grande relevância para o Modernismo no Brasil e por possibilitar reflexões acerca do que propõe a cosmovisão carnavalesca que consiste numa teoria que dá suporte à diversas áreas do conhecimento. Desse modo discutimos acerca de quatro aspectos da teoria bakhtiniana: a quebra de hierarquias, o grotesco, o cômico e as festividades.
PALAVRAS-CHAVE: Macunaíma. carnavalização. cultura popular. grotesco. cômico.
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