DA MARGEM DA HISTÓRIA PARA O CENTRO DA FICÇÃO: A INSCRIÇÃO DA CULTURA POPULAR EM ALFARRÁBIOS, DE JOSÉ DE ALENCAR
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17873
Agências de fomento
Universidade Federal de Sergipe, CAPES
Palavras-chave:
literatura brasileira, cultura popular, romance históricoResumo
Este trabalho propõe analisar a representação da cultura popular no texto Alfarrábios: crônicas dos tempos coloniais (1872), atentando-se ao processo de simbiose cultural, explorado pelos meios com que ficcionaliza o contato entre a cultura letrada e a cultura popular no período seiscentista – época abordada pelas crônicas constituintes do livro. O gênero adotado por Alencar em Alfarrábios suscita reflexões sobre as zonas de contato entre história e ficção; nomeados de “crônicas”, os textos são construídos à maneira das crônicas coloniais, mas permeáveis à inventividade literária que se sintoniza com o repertório popular a fim de preencher as lacunas da história deixadas pelos registros oficiais. Desse modo, o objetivo de nosso estudo é investigar o delineamento das linhas de força da crônica alencariana sob influxo da relação dialética entre historiografia oficial e registro das matrizes folclóricas do país. A crônica de Alfarrábios, por um lado nutre-se das formas de representação próprias da história oficial, entrevista em gêneros como crônica histórica e a ficção de caráter histórico; por outro, se apropria do repertório das narrativas lendárias, acercando-se delas com liberdade inventiva e linguagem francamente poética; tais características permitem ler os textos de Alfarrábios à luz do contexto da discussão sobre as fronteiras entre os gêneros e os limites entre ficção e história que ocuparam os letrados durante o século XIX. Nossa pesquisa se debruça sobre as especificidades do gênero das crônicas de Alfarrábios com vistas também a reconstituir as discussões em torno dos conceitos de história e tradição popular, que a apreensão do material lendário, importante para Alfarrábios, suscita no âmbito da investigação do objeto histórico.Downloads
Publicado
31-12-2017
Como Citar
SANCHES, R. M. M. DA MARGEM DA HISTÓRIA PARA O CENTRO DA FICÇÃO: A INSCRIÇÃO DA CULTURA POPULAR EM ALFARRÁBIOS, DE JOSÉ DE ALENCAR. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 22, p. 203–223, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i22.17873. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/17873. Acesso em: 17 maio. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ LITERATURA KITSCH E CULTURA POPULAR
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.