KITSCH E VIOLÊNCIA EM “LA VIRGEN DE LOS SICARIOS”, DE FERNANDO VALLEJO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v13i22.17876
Agências de fomento
FAPEMIG, CAPES (PDSE)
Palavras-chave:
pós-modernidade, kitsch, literatura contemporânea, literatura colombiana, Fernando Vallejo.Resumo
Este trabalho, que configura parte da dissertação intitulada “Ostentação e ruínas: Kitsch e violência em “La virgen de los sicarios”, de Fernando Vallejo, parte da hipótese de que o autor se utiliza da estética do kitsch, aproveitando-a como um recurso constitutivo da própria pós-modernidade, na tentativa de, muito além de retratar a realidade, denunciar as próprias mazelas sociais vividas pela sociedade colombiana, sobretudo na década de 1990. Dessa maneira, com o suporte teórico de autores como o apoio teórico dos pesquisadores Umberto Eco (2004), Walter Benjamin (1987), Abraham Moles (1975), apresentamos primeiramente uma leitura do livro, seguida de uma aproximação à estética do kitsch, para, assim, conformar uma análise que justifique o uso da estética para narrar a violência na referida obra.Downloads
Publicado
31-12-2017
Como Citar
FREITAS, T. da C. KITSCH E VIOLÊNCIA EM “LA VIRGEN DE LOS SICARIOS”, DE FERNANDO VALLEJO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 13, n. 22, p. 103–119, 2017. DOI: 10.48075/rlhm.v13i22.17876. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/17876. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ LITERATURA KITSCH E CULTURA POPULAR
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.