HISTÓRIA E ROMANTISMO FRENÉTICO EM MADAME PUTIPHAR (1839), DE PÉTRUS BOREL
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i23.17917Keywords:
História, Romantismo frenético, Madame Putiphar, Pétrus Borel.Abstract
O romance Madame Putiphar (1839), do escritor francês Pétrus Borel, figura como uma das mais legítimas produções do romantismo frenético. Essa estética constitui a vertente marginal e paroxística do romantismo francês, fundada na representação do horror e da violência. A intriga do romance se desenvolve na França do século XVIII, com o objetivo de desvelar a libertinagem da corte de Luis XV e o martírio das vítimas das prisões do Antigo Regime. O autor se fundamenta em fontes históricas, como memórias de prisioneiros da Bastilha, para descrever o avesso negro do século das Luzes, o esquema de funcionamento das prisões reais e os rituais de tortura sofridos pelos encarcerados. Desse modo, o presente trabalho visa problematizar a representação do horror e da violência em Madame Putiphar, em sua relação com a busca de legitimação dos excessos do romantismo frenético por meio da verdade histórica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.