DE LEGADOS CULTURAIS À LUZ DE TRAMAS ENVOLVENDO LUCAS DA FEIRA (1822-1850)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i24.20518
Agências de fomento
Palavras-chave:
Lucas da Feira. Memória. Violência. Jugo. CulturaResumo
Lucas Evangelista ou Lucas da Feira, como é mais conhecido, foi um afro cativo de berço que viveu no século XIX, na Vila de Sant'ana da Feira, atualmente Cidade de Feira de Santana, no Estado da Bahia, território dominado pelos nativos Paiaiás, até inícios do século XVIII. Quando adolescente escapou do cativeiro, tendo posteriormente formado um grupo de salteadores responsáveis pela prática de inúmeros crimes durante os anos 40 do século XIX. Suas relações se estendiam desde as camadas mais pobres da sociedade até setores da elite. Aqui, se analisa os valores que pesavam em seu perfil pregresso e as influências danosas que ele sofreu. Uma obra de aporte catequético fundamenta esta pesquisa cuja metodologia se ampara em três depoimentos de moradores da sede do Município e imediações. Conclui-se que Lucas teria herdado grande parte da cultura encontrada, mas primordialmente cumpria missões confiadas por mandantes que lhe chantageavam, influenciando-o negativamente.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
24-12-2018
Como Citar
MORAIS, J. M.; DIAS, J. A. DE LEGADOS CULTURAIS À LUZ DE TRAMAS ENVOLVENDO LUCAS DA FEIRA (1822-1850). Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 14, n. 24, p. 307–330, 2018. DOI: 10.48075/rlhm.v14i24.20518. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/20518. Acesso em: 12 abr. 2025.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.