ENTRE NARRATIVAS LITERÁRIAS E HISTÓRICAS: UMA APRESENTAÇÃO DO ROMANCE DESDE QUE O SAMBA É SAMBA, DE PAULO LINS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i24.20886
Agências de fomento
Palavras-chave:
Romance Histórico, Candomblé e Umbanda, Samba, Largo do Estácio, Paulo Lins.Resumo
Ancorado em contribuições de Esteves (2008, 2010), no que se refere à análise do romance histórico brasileiro contemporâneo; nos estudos de Pesavento (2000) e Freitas (1989), para a abordagem das relações que se estabelecem entre Literatura e História; nos pressupostos teóricos de Lira Neto (2017), Franceschi (2010), Lopes e Simas (2017), acerca da investigação do samba do Largo do Estácio; e em Silva (2005), a respeito da história do candomblé e umbanda, este trabalho tem como objeto de análise as manifestações históricas presentes no romance Desde que o samba é samba (2012), de Paulo Lins. A escolha do tema decorreu do interesse em estudar uma obra literária que se caracteriza por fazer uma releitura crítica da história do samba, com personalidades e fatos históricos. Para a realização deste estudo, elegeu-se o procedimento básico da pesquisa bibliográfica. Por meio da análise do romance, cuja trama ocorre entre os anos de 1928 e 1929, percebe-se que o autor Paulo Lins se ampara em diversas pesquisas para a sua produção. Dessa maneira, compreende-se que Desde que o samba é samba se trata de um romance histórico o qual estabelece diálogo com ocorrências históricas relacionadas ao final da segunda década do século XX.Downloads
Publicado
24-12-2018
Como Citar
COSTA VIEIRA, H.; MAGALHÃES BULHÕES, R. ENTRE NARRATIVAS LITERÁRIAS E HISTÓRICAS: UMA APRESENTAÇÃO DO ROMANCE DESDE QUE O SAMBA É SAMBA, DE PAULO LINS. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 14, n. 24, p. 292–306, 2018. DOI: 10.48075/rlhm.v14i24.20886. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/20886. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.