POESIA A CONTRAPELO: A OBRA DE MANOEL DE BARROS POR UMA ÓTICA BENJAMINIANA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v15i25.21478
Agências de fomento
Resumo
RESUMO: Sob o ponto de vista benjaminiano de história, apresentado sobretudo nas teses “Sobre o conceito de história” (1940), este artigo pretende discutir o valor atribuído por Manoel de Barros em sua poesia a tudo que costuma ser considerado inútil, desimportante e desprezível pela sociedade moderna, lançando, assim, um novo olhar às coisas e aos seres marginalizados, de modo a “escovar a poesia a contrapelo”. Dentre esses, me deterei especialmente à figura do andarilho, bastante cara ao poeta mato-grossense. Além disso, o presente artigo mostrará a importância do processo de fragmentação, próprio da Modernidade, para o fazer poético de Manoel de Barros.PALAVRAS-CHAVE: Manoel de Barros; Walter Benjamin; Poesia; História; Modernidade.
Downloads
Publicado
09-08-2019
Como Citar
SILVA DE CARVALHO, M. F. POESIA A CONTRAPELO: A OBRA DE MANOEL DE BARROS POR UMA ÓTICA BENJAMINIANA. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 15, n. 25, p. 174–185, 2019. DOI: 10.48075/rlhm.v15i25.21478. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/21478. Acesso em: 30 abr. 2025.
Edição
Seção
PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.