MEMÓRIA E IDENTIDADE NO CANCIONEIRO POPULAR NORDESTINO

Autores

  • Poliana Bernabe Leonardeli FACELI (Faculdade de Ensino Superior de Linhares)

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i27.23934
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Resumo

A poesia popular preserva, por meio da oralidade, a memória e a identidade do povo do Nordeste. Os cantadores populares, imersos na realidade subalterna, sofrem a influência do contexto cultural e linguístico desses ambientes e em contrapartida utilizam os signos dessa realidade em suas produções literárias. O artigo se propõe a compreender esse fenômeno por meio da análise de textos de Patativa do Assaré a fim de comprovar que na produção desse poeta ocorre a influência dos signos culturais nordestinos e que estes, alinhados à mente criativa do trovador, foram responsáveis pela criação de uma obra literária cujo sentido preserva a memória e a identidade do povo sertanejo, subvertendo, na grande maioria das vezes, uma narrativa hegemônica que se quis incutir acerca daqueles indivíduos e daquela região.

Biografia do Autor

Poliana Bernabe Leonardeli, FACELI (Faculdade de Ensino Superior de Linhares)

Possui graduação em Letras - Inglês pela Faculdade Castelo Branco (2003) e Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Atualmente é docente efetivo na Secretaria Estadual de Educação (SEDU), onde atua como professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio e professor titular na Faculdades Integradas de Linhares (Faceli), atuando nos cursos de Pedagogia e Administração nas ementas de Literatura infantojuvenil, Fundamentos teóricos e metodológicos da Língua Portuguesa e Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa

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Publicado

06-08-2020

Como Citar

LEONARDELI, P. B. MEMÓRIA E IDENTIDADE NO CANCIONEIRO POPULAR NORDESTINO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 27, p. 345–363, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i27.23934. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/23934. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA