Uma longa noite de espera, precisamos de outra?
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i27.24283Keywords:
A noite da espera. Escrita diarística. DitaduraAbstract
Estamos (re)vivendo tempos sombrios, no qual os direitos à liberdade de expressão estão sendo ameaçados. Falamos de ditadura, mas pouco lemos e discutimos sobre o quão perturbador foi esse período. A ficção A noite da espera, de Milton Hatoum, fala sobre esse intervalo obscuro da história do Brasil. A noite da espera é o primeiro volume da trilogia “O lugar mais sombrio”, tendo como espaço central Brasília e, como secundário, Paris. A obra conta a história de Martin, um jovem brasileiro exilado na França. Trata-se de uma ficção fragmentada e não linear, permeada por trechos de diário, cartas e outros artifícios utilizados pelo autor para discorrer sobre um período tenebroso da história do Brasil. Cabe ao leitor juntar as peças desse quebra-cabeça e (re)construir a jornada de Martin, marcada pelas lembranças que se passam, de forma predominante, na recém-inaugurada Brasília.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.