Literatura de Resistência: A Noite da Espera de Milton Hatoum
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i27.24514Keywords:
Literatura Contemporânea, Memória, Ditadura Militar, Resistência.Abstract
Compreendendo que por meio do discurso literário há a possibilidade de desmascarar desigualdades e violências, objetiva-se neste artigo analisar a obra A noite da espera (2017) de Milton Hatoum, a fim de aproximar-se do aspecto de resistência, presente na literatura, frente à ditadura militar brasileira (1964-1988) e o seu potencial de silenciar todas as formas de oposição ao governo. A ditadura no Brasil, instaurada por um golpe de Estado no início de 1964, derrubou o governo do presidente democraticamente eleito, João Goulart. Em A noite da espera, a censura por parte do governo autoritário desenvolve uma atmosfera de apreensão e enfrentamento no grupo de amigos do qual o personagem-narrador Martim, faz parte. Em forma de diário, o protagonista que se encontra exilado em Paris nos anos 1970, longe de sua terra natal, dá espaço para memórias vividas em Brasília na década anterior, perpassadas pela violência dos Anos de Chumbo. Sendo a literatura um objeto de estudo para se compreender aspectos sociais e memoriais, neste artigo buscou-se evidenciar, por meio da relação entre a ditadura militar brasileira e a resistência abarcada na obra A noite da espera de Hatoum, o movimento interno à literatura, que provoca o ato de resistir. Para esta análise, foram utilizadas bibliografias que relacionam a narrativa literária à resistência, principalmente as perspectivas de Alfredo Bosi (2002), Lilia Moritz Schwarcz (2019) e Tânia Pellegrini (2018). Além disso, no que diz respeito a ditadura militar recorreu-se principalmente das perspectivas de Nepomuceno (2018) e Bussunda (2019).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.