A RELAÇÃO DO INDIVÍDUO COM O MEIO ATRAVÉS DA LINGUAGEM, EM O PÊNDULO DO RELÓGIO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24718
Agências de fomento

Palavras-chave:

Conhecimento, linguagem, narrativa, literatura

Resumo

A proposta deste artigo é analisar a novela O Pêndulo do Relógio, do escritor brasileiro Charles Kiefer, levando em consideração a perspectiva de que a falta de domínio da linguagem pode levar o sujeito a não compreender seu mundo circundante, de forma que ele se torna uma vítima desta condição, enquanto participante de uma sociedade que ele não entende. Os pressupostos teóricos utilizados nesta análise se baseiam principalmente nos estudos de Michael Foucault, quando elenca questões como conhecimento, poder e linguagem. A partir de tais pressupostos, evidencia-se a maneira problemática como o protagonista se relaciona com o meio, e o efeito nocivo que isso tem em sua vida.

Biografia do Autor

Viviane Aparecida Pandolfo Debortolli, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria - Estudos Literários. Pesquisa sobre a paisagem sonora na literatura.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

DEBORTOLLI, V. A. P. A RELAÇÃO DO INDIVÍDUO COM O MEIO ATRAVÉS DA LINGUAGEM, EM O PÊNDULO DO RELÓGIO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 16, n. 28, p. 290–305, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i28.24718. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24718. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA