A RELAÇÃO DO INDIVÍDUO COM O MEIO ATRAVÉS DA LINGUAGEM, EM O PÊNDULO DO RELÓGIO.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24718
Supporting Agencies

Keywords:

Conhecimento, linguagem, narrativa, literatura

Abstract

A proposta deste artigo é analisar a novela O Pêndulo do Relógio, do escritor brasileiro Charles Kiefer, levando em consideração a perspectiva de que a falta de domínio da linguagem pode levar o sujeito a não compreender seu mundo circundante, de forma que ele se torna uma vítima desta condição, enquanto participante de uma sociedade que ele não entende. Os pressupostos teóricos utilizados nesta análise se baseiam principalmente nos estudos de Michael Foucault, quando elenca questões como conhecimento, poder e linguagem. A partir de tais pressupostos, evidencia-se a maneira problemática como o protagonista se relaciona com o meio, e o efeito nocivo que isso tem em sua vida.

Author Biography

Viviane Aparecida Pandolfo Debortolli, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria - Estudos Literários. Pesquisa sobre a paisagem sonora na literatura.

Published

22-12-2020

How to Cite

DEBORTOLLI, V. A. P. A RELAÇÃO DO INDIVÍDUO COM O MEIO ATRAVÉS DA LINGUAGEM, EM O PÊNDULO DO RELÓGIO. Journal of Literature, History and Memory, [S. l.], v. 16, n. 28, p. 290–305, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i28.24718. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24718. Acesso em: 17 may. 2025.

Issue

Section

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA