A REPRESENTAÇÃO DOCENTE EM DIÁRIO DE BITITA, DE CAROLINA MARIA DE JESUS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24772
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Keywords:

autobiografia, representação, professor, resistência, Carolina Maria de Jesus.

Abstract

Este artigo propõe-se a analisar a representação literária da professora em Diário de Bitita (1982), da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. Buscaremos mostrar que a forma como a educadora é representada relaciona-se com o momento histórico em que estava inserida, a Primeira República Brasileira. Do mesmo modo, analisaremos os meandros de resistência simbolizados pela imagem da docente: a possibilidade, ainda que reduzida, de acesso ao mundo dos letrados para quem formava parte do universo da classe negra e pobre e a apropriação do letramento, enquanto forma de ascensão e como divisor social em uma sociedade que tinha uma grande parcela da população analfabeta. Partiremos, inicialmente, da problematização da escrita autobiográfica como viabilidade de representar a profissão de docente e seu contexto sócio-histórico. Por fim, mostraremos que o professor está representado tradicionalmente a partir de práticas pedagógicas conservadoras e autoritárias, que mesmo que limitadoras permitem a aquisição do letramento como forma de resistência ao universo opressor da raça branca.

Author Biography

Lorena Ribeiro Melo, Universidade de Brasília

ursa Doutorado em Literatura na Universidade de Brasília (UnB). É Mestra em Letras e Linguística - Área de Concentração em Estudos Literários, pela Faculdade de Letras - Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Letras - Português/Espanhol pela UFG (2005). Atualmente é professora titular de Língua Portuguesa e Espanhola no Ensino Médio Integrado a Cursos Técnicos e Literatura Portuguesa I no Curso de Licenciatura em Letras, no câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás.

Published

22-12-2020

How to Cite

MELO, L. R. A REPRESENTAÇÃO DOCENTE EM DIÁRIO DE BITITA, DE CAROLINA MARIA DE JESUS. Journal of Literature, History and Memory, [S. l.], v. 16, n. 28, p. 138–153, 2020. DOI: 10.48075/rlhm.v16i28.24772. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/24772. Acesso em: 8 apr. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊ LITERATURA E INTERARTES, DESDOBRAMENTOS ESTÉTICOS E CULTURAIS