A REPRESENTAÇÃO DOCENTE EM DIÁRIO DE BITITA, DE CAROLINA MARIA DE JESUS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v16i28.24772Keywords:
autobiografia, representação, professor, resistência, Carolina Maria de Jesus.Abstract
Este artigo propõe-se a analisar a representação literária da professora em Diário de Bitita (1982), da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. Buscaremos mostrar que a forma como a educadora é representada relaciona-se com o momento histórico em que estava inserida, a Primeira República Brasileira. Do mesmo modo, analisaremos os meandros de resistência simbolizados pela imagem da docente: a possibilidade, ainda que reduzida, de acesso ao mundo dos letrados para quem formava parte do universo da classe negra e pobre e a apropriação do letramento, enquanto forma de ascensão e como divisor social em uma sociedade que tinha uma grande parcela da população analfabeta. Partiremos, inicialmente, da problematização da escrita autobiográfica como viabilidade de representar a profissão de docente e seu contexto sócio-histórico. Por fim, mostraremos que o professor está representado tradicionalmente a partir de práticas pedagógicas conservadoras e autoritárias, que mesmo que limitadoras permitem a aquisição do letramento como forma de resistência ao universo opressor da raça branca.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.