EU E A PILHA DE MULHERES MORTAS: RESSIGNIFICAÇÃO DE IDENTIDADES FEMININAS EM MULHERES EMPILHADAS (2019), DE PATRÍCIA MELO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i30.28081
Agências de fomento
Palavras-chave:
estratégias de narrativa, literatura brasileira contemporânea, literatura de autoria feminina, pós-modernidade, violência contra a mulher.Resumo
No contexto de uma América Latina pós-moderna, representações artísticas produzidas por mulheres buscam romper com discursos sacralizados pela tradição do cânone ocidental, principalmente em relação às identidades femininas. Em Mulheres empilhadas (2019), Patrícia Melo mobiliza categorias como “mulher” e “violência” para pensar na sociedade brasileira como partícipe de um sistema moderno colonial de gênero. Nesse sentido, pretendemos explicitar e analisar as estratégias narrativas utilizadas pela autora, com destaque à diversidade de formas discursivas e ao posicionamento da protagonista, em direção à expansão das potencialidades da literatura de autoria feminina. Partimos de teorias feministas de cunho decolonial; portanto, autoras como Zilá Bernd (1998), Tânia Pellegrini (2001), Zulma Palermo (2005), María Lugones (2014) e Florencia Garramuño (2014) fundamentam as discussões propostas.Downloads
Publicado
01-02-2022
Como Citar
GRINKO PEZZINI, P.; KAMINSKI ALVES, L. EU E A PILHA DE MULHERES MORTAS: RESSIGNIFICAÇÃO DE IDENTIDADES FEMININAS EM MULHERES EMPILHADAS (2019), DE PATRÍCIA MELO. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 17, n. 30, p. 196–210, 2022. DOI: 10.48075/rlhm.v17i30.28081. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/28081. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ: FEMINISMOS E LITERATURAS
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Literatura, História e Memória

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