METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA E GÊNERO: UMA LEITURA DE CARTA À RAINHA LOUCA, DE MARIA VALÉRIA REZENDE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i30.28112Palavras-chave:
Maria Valéria Rezende, Carta à rainha louca, Metaficção historiográfica, Gênero, Crítica feministaResumo
Este artigo objetiva analisar aspectos ligados aos estudos de metaficção historiográfica e gênero no romance Carta à rainha louca (2019), de forma a examinar, através da protagonista-escritora, uma visão feminina do Brasil do século XVIII. Apoiamo-nos nas teorias de Hutcheon (1991; 1984), Kause (2010), Scott (1995), Santos (2020), Del Priore (1994), entre outras. Como se sabe, a História foi por muito tempo narrada fundamentalmente sob uma perspectiva europeia, branca e masculina, portanto, a metaficção historiográfica, ao se voltar para a História, encara-a de modo diferente, através de perspectivas ex-cêntricas, como a de uma mulher enclausurada e tida como louca, conforme apresentado no romance em apreço.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Literatura, História e Memória
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.