DESCOLONIZANDO CORPOS E SUBJETIVIDADES: REPRESENTAÇÕES FEMININAS EM AMORES INSÓLITOS DE NUESTRA HISTORIA (2001)
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v17i30.28128
Agências de fomento
Palavras-chave:
Maria Rosa Lojo (1954-), Subjetividade, Corpo, Decolonialidade, GêneroResumo
Na coletânea de contos Amores insólitos de nuestra historia (2011), a escritora argentina Maria Rosa Lojo reelabora as histórias individuais e coletivas de personagens que foram subalternizadas pelo discurso histórico hegemônico: indígenas, mestiças e cativas; fundadoras de uma Argentina transculturada, construída em boa parte graças às mestiçagens e alianças de culturas e etnias. Nosso trabalho objetiva analisar como a escritora ressignifica as subjetividades femininas, por meio de narrativas em que o corpo forma parte do processo de articulação dos sujeitos femininos que se opõem à colonialidade de gênero. Assim, as narrativas questionam a concepção patriarcal do corpo feminino como território a ser conquistado, reconhecendo-o como um locus de emancipação e de constituição de subjetividades. Outrossim, analisamos como as narrativas recuperam figuras subalternizadas sem vitimizá-las ou idealizá-las, subvertendo não apenas o discurso patriarcal, mas também o projeto nacional argentino que se assumiu como etnicamente branco, e que buscou minimizar o papel das mulheres, além de tentar apagar os indigenas e outras minorias étnicas da história nacional. Contamos com o apoio teórico dos estudos de Lugones (2008, 2019), Mignolo (2020) e Bordieu (1999).Downloads
Publicado
01-02-2022
Como Citar
OLIVEIRA MARCARI, M. de F. DESCOLONIZANDO CORPOS E SUBJETIVIDADES: REPRESENTAÇÕES FEMININAS EM AMORES INSÓLITOS DE NUESTRA HISTORIA (2001). Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 17, n. 30, p. 211–222, 2022. DOI: 10.48075/rlhm.v17i30.28128. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/28128. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ: FEMINISMOS E LITERATURAS
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Literatura, História e Memória

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.