Historicidade dos memes, automatização da memória, comicidade

uma reflexão crítica em contexto distópico

Autores

  • Rodrigo Tavares Godoi Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i32.28437

Resumo

Historicidade e memória possuem relação intrínseca nesta discussão a partir dos memes e da automatização. Em relação aos memes, sua apreensão oscila entre metáfora genética e memética (da internet) incluindo a comicidade como classe complementar dos memes, considerando o contexto brasileiro. Na aproximação entre meme e comicidade, concentra-se a problemática da automatização da memória sob tensão da massa-disposição e interação cibernética. Nessa dimensão tensionada da automatização existe afastamento do conceito de distância (histórica), distinção entre ambivalência e complementaridade por atestar uma historicidade memizada sob a perspectiva da sistemática da história. Para o termo historicidade memizada, a ideia é apreender significações do histórico não limitado às práticas analíticas da história em contexto distópico. Atualmente, os conceitos de distância (histórica) inerente a analítica da experiência da historicidade e massa-disposição de Aleida Assmann se tornam insuficientes para a interpretação da memória porque há defesa de pares antitéticos e não ambivalência de complementaridade entre experiência de historicização e retorno subjetivo.

Biografia do Autor

Rodrigo Tavares Godoi, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) Campus Samambaia – Goiânia, GO; professor de Teoria e Filosofia da História da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) com lotação no Departamento Intercultural (DEINTER) Campus Ji-Paraná, RO e coordenador do projeto de pesquisa Usos e Abusos da Memória: um problema de metodologia para a história sob financiamento da FAPERO – Edital 003/2017-PQR (2018-2021). Os apontamentos deste texto tiveram sua primeira versão apresentada no I Ciclo de Palestras do Grupo de Pesquisa Teoria da História e História da Historiografia no Brasil (UFMS) com o título Para que serve a Memória? Diálogo Transdisciplinar e Metahistória em decorrência do lançamento da coletânea de textos Historiografia Crítica: ensaios, analítica e hermenêutica da história (2020). Para esta versão de publicação, concentrei-me na aproximação entre meme, comicidade e memória, um trabalho que teve a contribuição de leitura, sugestões e críticas dos colegas Eduardo Gusmão de Quadros e Aruanã Antonio dos Passos que, aqui, demonstro meu apreço e agradecimento. E-mail: rodrigo.godoi@unir.br.

Downloads

Publicado

24-01-2023

Como Citar

GODOI, R. T. Historicidade dos memes, automatização da memória, comicidade: uma reflexão crítica em contexto distópico. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 18, n. 32, 2023. DOI: 10.48075/rlhm.v18i32.28437. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/28437. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA