Encruzilhadas na escrita da arte moderna

“O domador”, de Mário de Andrade, e “Cuadrito de movimiento”, de Luis Vidales

Autores

  • Lisbeth Juliana Monroy Ortiz UFSC/CNPQ

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i32.28729

Resumo

Pauliceia desvairada (1922), de Mário de Andrade, e Suenan timbres (1926), de Luis Vidales, são dois livros de poemas que tanto por seu caráter polémico quanto por sua potencia criativa marcaram, ainda que de forma diferente, a história literária de dois países tão diversos como são Brasil e Colômbia. Este artigo propõe um diálogo entre estas obras a partir da leitura de dos poemas: “O domador e “Cuadrito de movimiento”. Estes poemas foram escolhidos, porque eles apresentam características que resultam significativas para compreender a “escrita da arte moderna” (a expressão é de Mário de Andrade) que se imbricou, embora possa se diferenciar claramente, com os processos de modernização que experimentaram as principais cidades brasileiras e colombianas durante a primeira metade do século XX. Esta leitura comparada grifa simultaneamente coincidências e divergências entre os contextos culturais e os procedimentos construtivos nos poemas, visando elaborar uma trama de continuidades, ainda que fragmentárias, entre as historias culturais do continente.

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Publicado

24-01-2023

Como Citar

MONROY ORTIZ, L. J. Encruzilhadas na escrita da arte moderna: “O domador”, de Mário de Andrade, e “Cuadrito de movimiento”, de Luis Vidales. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 18, n. 32, 2023. DOI: 10.48075/rlhm.v18i32.28729. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/28729. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA