A imagem de Ofélia e o retrato da mulher no século XIX

uma leitura universalizante

Autores

  • Paula Bispo Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i32.28825

Resumo

As releituras artísticas são extremamente comuns, porém não podemos observá-las sem refletir sobre seus motivos de produção. O presente estudo tem por objetivo destacar quatro obras de releituras realizadas durante o século XIX, que retratam a personagem Shakespeariana, Ofélia, e procurar encontrar os possíveis motivos para esse fato. Para tanto, analisamos cada obra individualmente e, após esse levantamento, as relacionamos entre si. Como base teórica, utilizamos Carvalhal (2006), para tratarmos da importância do comparativismo na arte; Gombrich (1978), para adentrarmos no contexto de construção da arte pictórica; Bosi (2000), relacionando a poesia e a sociedade, e Schopenhauer (2005), como meio de refletirmos a filosofia por trás das produções. Quanto à análise das artes em suas especificidades, destacamos os escritos de Goldstein (2006), para a estrutura poética; Lexikon (1998), para os simbolismos; e Heller (2013), para as cores. Obtivemos como resultado das análises a morte de Ofélia sendo representada como uma fuga do mundo técnico para uma transcendência espiritual. Concluímos que a imagem da mulher é o retrato de toda uma sociedade, sua morte é, consequentemente, a fuga de um mundo oprimido pelo cientificismo absoluto.

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Publicado

24-01-2023

Como Citar

BISPO, P. A imagem de Ofélia e o retrato da mulher no século XIX: uma leitura universalizante. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 18, n. 32, 2023. DOI: 10.48075/rlhm.v18i32.28825. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/28825. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA