A ambivalência de origem no léxico familiar de Natalia Ginzburg
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i31.28994Resumo
Este trabalho busca examinar a ambivalência do pacto que o livro Léxico Familiar (2018 [1963]), de Natalia Ginzburg (1916-1991), estabelece com o leitor. Para isso, parte-se da observação da própria autora. Logo no início, ela esclarece que, no livro, tudo é real e nada é inventado, mas sugere que seja lido como se fosse um romance. Considerando o caráter biográfico da obra, a proposta é investigar a posição da narradora que, apesar de falar de si mesma, mantém-se distante do lugar de protagonismo. Pretende-se, ainda, discutir a condição de criação do trabalho de escrita, que pode aproximar-se da realidade, da ficção ou, inclusive, entrelaçá-las. Neste caminho, exploram-se elementos-chave, como memória, linguagem, narrativa, criação e imaginação. Para fundamentar e dar consistência à investigação, recorre-se à obra de autores da Teoria Literária, como Henry James, Roland Barthes, Catherine Gallagher e Walter Benjamin.
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