Para uma arqueologia do ficcional

a antropologia literária de Wolgang Iser e suas condições de possibilidade no pensamento primeiro-romântico alemão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i32.29102

Resumo

O presente artigo pretende analisar como os elementos essenciais à teoria do ficcional desenvolvida por Wolfgang Iser encontram-se formulados em esforços filosóficos de natureza epistemológica desenvolvidas pelos primeiro-românticos alemães. A partir de análise e discussão das principais teses desenvolvidas por Iser em Der Akt des Lesens (1984) e Das Fiktive und das Imaginäre (2016), procedemos a um cotejo com as reflexões de Novalis e Schlegel em relação ao problema epistemológico pós-kantiano. Propomos que a ironia romântica é a solução primeiro-romântica para o problema do Absoluto, responsável por inaugurar a primeira teoria da literatura da modernidade e, além disso, oferecer as condições de possibilidade que prefiguram a antropologia literária iseriana.

Biografia do Autor

Gabriel Loureiro Pereira da Mota Ramos, Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn

Formado em Letras-Português pela Universidade Federal de Pernambuco, atualmente é mestrando em Komparatistik und Vergleichende Literatur pela Universität Bonn. Tem experiência na área de Educação. Foi professor no colégio Ideia e atuou por cinco anos como professor no projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco, Vestibular Cidadão, além de ter atuado durante dois anos em cursos preparatórios para vestibulares e concursos. Foi um dos fundadores do Projeto Aprendizagem Solidária, realizado em parceria com a Escola Estadual de Referência Cícero Dias e com o Diário de Pernambuco. Durante a graduação em Letras na Universidade Federal de Pernambuco, desenvolveu três pesquisas de iniciação científica na área de Linguística e Educação e duas outras pesquisas na área de Literatura Brasileira, uma das quais foi premiada no II Congresso Virtual de Iniciação Científical. Participa do grupo de pesquisa Belvidera, Estudos Oitocentistas, desde 2018. É membro do Núcleo de estudos em Literatura, Subjetividade e Forma, em que participa ativamente nos seminários semanais e na organização anual do Seminário de Literatura, Ficção e Conhecimento.

Downloads

Publicado

24-01-2023

Como Citar

LOUREIRO PEREIRA DA MOTA RAMOS, G. Para uma arqueologia do ficcional: a antropologia literária de Wolgang Iser e suas condições de possibilidade no pensamento primeiro-romântico alemão. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 18, n. 32, 2023. DOI: 10.48075/rlhm.v18i32.29102. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/29102. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA