Consciência histórica e representações literárias

experiências ficcionais às margens

Autores

  • Dionei Mathias Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. https://orcid.org/0000-0001-8415-1460

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i32.29156

Resumo

Este artigo tem como propósito discutir a intersecção entre estudos literários e consciência histórica. Na primeira seção, discute alguns aspectos do conceito de consciência histórica, baseando-se num diálogo interdisciplinar com outras áreas de conhecimento e tentando verificar de que modo essas conceituações podem ser profícuas para os estudos literários. Na segunda parte, ilustra a discussão teórica, analisando a representação da consciência histórica no romance Jacob beschließt zu lieben de Catalin Dorian Florescu. Nas conclusões, diferencia três esferas de análise: a representação no nível da realidade ficcional, na esfera da mediação de informações e no posicionamento da voz autoral em diálogo com o espaço de sua produção estética. Por fim, chama a atenção para a necessidade de representações periféricas que permitam a ampliação do escopo de textos que embasam a formação de consciência histórica.

Biografia do Autor

Dionei Mathias, Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

Doutor em Letras. Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

 

 

Downloads

Publicado

24-01-2023

Como Citar

MATHIAS, D. Consciência histórica e representações literárias: experiências ficcionais às margens. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 18, n. 32, 2023. DOI: 10.48075/rlhm.v18i32.29156. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/29156. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA