História e memória na literatura colombiana de Gabriel García Márquez
uma análise da obra de Michele Márcia Cobra Torre
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i32.29299Resumo
A pesquisa de Michelle Márcia Cobra Torre (2020), demonstra nesse trabalho, utiliza importantes periódicos e publicações de diferentes regiões da América, com intuito de afirmar a importância do autor Gabriel García Márquez e da literatura, na construção do imaginário local, influenciado por correntes de interpretações da memória e da conjuntura, no qual a América-latina se encontra. Assim, por meio de análise historiográfica, a autora enumera grandes nomes da historiografia como os, José Carlos Reis, Marc Bloch, Lucien Febvre, Jacques Le Goff e outros como Paul Veyne, Philippe Ariés e Fenand Braudel, pelo qual encorpa o debate com a literatura, compreendendo que foi a partir da Nova História, que houve a possibilidade de novos métodos de compreensão do passado, assim como o reconhecimento que o historiador que parte do seu tempo, para a pesquisa histórica, podendo assim, entrelaçar os fatos históricos aos elementos que justificam a estruturas da sociedade, reconhecendo o tempo presente e gênese da ação do homem no tempo e no espaço. Ainda, a partir do que foi exposto por Torre (2020), o tempo histórico, ganha uma nova dimensão como a Nova História, possibilitando a interpretação de diferentes tempos (tempo de longa duração, tempo de curta duração, passado, presente e/ou futuro, entre outros) em uma mesma obra literária. Assim, o tempo histórico revela sua pluralidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.