História e memória na literatura colombiana de Gabriel García Márquez

uma análise da obra de Michele Márcia Cobra Torre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v18i32.29299

Resumo

A pesquisa de Michelle Márcia Cobra Torre (2020), demonstra nesse trabalho, utiliza importantes periódicos e publicações de diferentes regiões da América, com intuito de afirmar a importância do autor Gabriel García Márquez e da literatura, na construção do imaginário local, influenciado por correntes de interpretações da memória e da conjuntura, no qual a América-latina se encontra. Assim, por meio de análise historiográfica, a autora enumera grandes nomes da historiografia como os, José Carlos Reis, Marc Bloch, Lucien Febvre, Jacques Le Goff e outros como Paul Veyne, Philippe Ariés e Fenand Braudel, pelo qual encorpa o debate com a literatura, compreendendo que foi a partir da Nova História, que houve a possibilidade de novos métodos de compreensão do passado, assim como o reconhecimento que o historiador que parte do seu tempo, para a pesquisa histórica, podendo assim, entrelaçar os fatos históricos aos elementos que justificam a estruturas da sociedade, reconhecendo o tempo presente e gênese da ação do homem no tempo e no espaço. Ainda, a partir do que foi exposto por Torre (2020), o tempo histórico, ganha uma nova dimensão como a Nova História, possibilitando a interpretação de diferentes tempos (tempo de longa duração, tempo de curta duração, passado, presente e/ou futuro, entre outros) em uma mesma obra literária. Assim, o tempo histórico revela sua pluralidade.

Biografia do Autor

Thiago Lira, IFTM

Graduado em História, pela Universidade Federal Viçosa - UFV, Especialização em Metodologia do Ensino de História e Geografia, Centro Universitário Cesumar- EAD - Unicesumar. Pós-Graduando em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Turma 5 - Lato Sensu - IFPA. Mestrando em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM), na linha Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia - Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica. Membro discente do grupo Mnemosyne - Grupo de Pesquisas em Memória, Representações & Oralidades na Educação e no Ensino (IFTM/CNPq) - Líderes: Prof. Dr. Anderson Claytom Ferreira Brettas e Prof. Dr. Otaviano José Pereira.

Downloads

Publicado

24-01-2023

Como Citar

LIRA, T.; BRETTAS, A. C. F. B. . História e memória na literatura colombiana de Gabriel García Márquez: uma análise da obra de Michele Márcia Cobra Torre. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 18, n. 32, 2023. DOI: 10.48075/rlhm.v18i32.29299. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/29299. Acesso em: 26 abr. 2024.