Lygia Clark em Navilouca

Autores

  • Isis Diana Rost PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v19i34.31053

Resumo

Projetada em edição única, Navilouca é uma concentração de artistas subterrâneos no auge da ditadura militar. Organizada por Torquato Neto e Waly Salomão em 1972, se diferencia das revistas literárias tradicionais, por seu caráter extensivo e intersemiótico, com espaço para artes sensoriais. Neste cenário, a relevância do corpo é cultivada num campo que oferece cada vez mais espaço, privilegiando a liberdade, a experimentação e a visibilidade de propostas subversivas. Comentaremos o entrelaçamento entre corpo e obra através do texto “Da supressão do objeto (anotações)”, escrito por Lygia Clark para a Navilouca, onde é possível perceber a figuração de um corpo em movimento criativo. Este corpo se mostra ambíguo, e comporta, nem sempre de forma harmoniosa, um lado pleno, luminoso, e outro fragmentado, obscuro. Neste corpo em movimentação são revelados alguns pontos de fuga e decifrados os modos de resistência frente o embrutecimento da ditadura. Aqui, o objetivo será apresentar este trabalho de Lygia Clark e explorar a escritura da artista, suas anotações sobre a relação entre corpo e objeto, além de retomar as ponderações acerca da perda da autoria.

Biografia do Autor

Isis Diana Rost, PUC-Rio

Bacharel em Ciências Sociais (UFMA). Mestre em Letras (UESPI). Publicou os livros "O Risco do Berro - Torquato, neto Morte e Loucura" (2017) e "Navilouca ReVista" (2022). É uma das organizadoras do livro "Transas da Contracultura Brasileira" (2020). Lançou o e-book "O Declínio da Narrativa" (2020) e organizou o e-book "Literatura: Perspectivas Críticas" (2021). Tem experiência na área de pesquisa e crítica literária, com ênfase em temas da contracultura no Brasil. No momento, está cursando doutorado em Literatura (PUC-Rio).

Downloads

Publicado

25-03-2024

Como Citar

ROST, I. D. Lygia Clark em Navilouca. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 19, n. 34, p. 128–147, 2024. DOI: 10.48075/rlhm.v19i34.31053. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/31053. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA