Oralitura e umbanda na "Canção de Siruiz” (Grande Sertão: Veredas)

Autores

  • Marcelo Marinho
  • Elizabete da Conceição Viera Universidade Federal da Integração Latino-America

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v20i35.31640

Resumo

O presente estudo percorre o romance Grande Sertão: Veredas (1956), de João Guimarães Rosa (1908-1967), buscando, como ponto de partida, traços evidentes de oralitura, categoria conceitual que remete às expressões verbo-acústicas de natureza poética, para além do espaço circunscrito ao texto impresso. O termo foi proposto na década de 1960 por Piu Zirimu, em contraponto ao etnocêntrico conceito literário de “literatura oral” ou “oralidade”. O romance rosiano abre espaço a variadas manifestações da oralitura: ditados, cantigas, lendas, mitos, contos, cantos, adivinhas, causos, saudações votivas, interjeições emotivas, preces, cortejos votivos narrativizados etc. Procuramos percorrer a canção de Siruiz, ampliada em rapsódia pelo próprio bardo Riobaldo, de forma a evidenciar o encontro de múltiplas culturas e espiritualidades em suas variadas manifestações diastráticas, diacrônicas e diatópicas – tal qual a linguagem utilizada pelo romancista, que afirma se dedicar ao preparo de um “omelete ecumênico”. Assim, o presente ensaio busca convergências entre oralitura e umbanda na obra do polígrafo escritor mineiro.

Biografia do Autor

Marcelo Marinho

Doutor em Literatura Geral e Comparada pela Sorbonne-Nouvelle (Université
de Paris III). Professor do Programa de Mestrado em Literatura Comparada da
Universidade Federal da Integração Latino-Americana. CV: http://lattes.cnpq.
br/5486346664187819.

Downloads

Publicado

09-08-2024

Como Citar

MARINHO, M.; DA CONCEIÇÃO VIERA, E. Oralitura e umbanda na "Canção de Siruiz” (Grande Sertão: Veredas) . Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 20, n. 35, p. 1–27, 2024. DOI: 10.48075/rlhm.v20i35.31640. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/31640. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA