O Encontro do Deserto com o Mar
A Literatura-Mundo no romance Un Papillon Dans La Cité, de Gisèle Pineau
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v19i34.31862Resumo
Em Un papillon dans la cité, a guadalupense Gisèle Pineau escreve sobre o encontro de duas crianças de origens culturais aparentemente distintas que acabam se conhecendo nas periferias de Paris e construindo uma forte amizade. Félicie, a protagonista do romance e também sua narradora, cresce em Guadalupe, próxima ao mar, enquanto Mohamed, embora nascido em Paris, vem de uma família Tuareg, um povo berbere do deserto do Saara. Esse encontro será essencial para a construção das identidades desses personagens que, no contato com o outro, no exercício de suas alteridades, acabam descobrindo sobre si e se transformando na relação. A literatura de Pineau, portanto, está no cerne da discussão sobre a literatura-mundo em francês proposta por Michel Le Bris e Jean Rouaud (2007). Entretanto, por acreditar que sua definição do que seria uma literatura-mundo em francês apaga a sua própria pluralidade constitutiva, abordamos também a discussão sobre literaturas sem morada fixa de Ottmar Ette (2018) a fim de pensar os movimentos que a obra de Pineau pode proporcionar, como uma literatura arquipélago que conecta ilhas distantes, como o mar e o deserto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.