Imagens da guerra na música sertaneja de raiz

a representação dos pracinhas na segunda guerra mundial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v20i35.32736

Resumo

Este estudo objetiva analisar como a guerra e seus efeitos são representados na música sertaneja de raiz, buscando indícios que identifiquem posicionamentos ideológicos capazes de traduzir o pensamento do homem do campo sobre a participação dos pracinhas na Segunda Guerra Mundial, na Itália. Nesse viés, este trabalho intenta colocar a nossa pesquisa como contribuição analítica, tornando-se mais transparentes as relações entre história, música e literatura, ao propor uma leitura possível de duas canções sertanejas (Pracinha e Selo de Sangue) que adotam a temática do contexto guerrilheiro, retratando a atuação dos soldados brasileiros nos conflitos armados que ocorreram entre 1939 e 1945.

Biografia do Autor

Andréa Cristina de Paula, IFTM, campus Patos de Minas

Doutoranda em Estudos Literários Pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora EBBT, câmpus Patos de Minas, MG.

Lara Sebaio, IFTM, campus Patos de Minas

Estudante do terceiro período do curso técnico em mineração integrado ao ensino médio e bolsista de iniciação científica no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Patos de Minas. 

Downloads

Publicado

20-09-2024

Como Citar

PAULA, A. C. de; LETÍCIA SEBAIO XAVIER, L. Imagens da guerra na música sertaneja de raiz : a representação dos pracinhas na segunda guerra mundial. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 20, n. 35, p. 1–21, 2024. DOI: 10.48075/rlhm.v20i35.32736. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/32736. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA