O que é ter uma ideia em pesquisa em literatura?
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i38.33998Resumo
Este artigo busca traçar uma reflexão sobre o percurso vivido pelo pesquisador, em especial pelo pesquisador de literatura, desde a necessidade inicial – aquilo que nos consterna e impulsiona ao trabalho de pesquisa – até a tese ou dissertação, fruto do contato com os textos, das decepções e dos sucessivos revinvestimentos de desejo nos problemas de pesquisa. Para isso, parto das considerações de Gilles Deleuze sobre o que é ter uma ideia, apresentadas na conferência Qu’est-ce que l’acte de création ?, em que o filósofo discute a estreita relação entre ter uma ideia e modos de expressão para essa ideia. Na sequência, coloco-as em relação com as reflexões de Roland Barthes desenvolvidas em seu seminário intitulado “Les problèmes de la thèse et de la recherche”, ministrado entre 1972 e 1973, nas quais são discutidos os caminhos que o pesquisador percorre até alcançar um tema de pesquisa. Por fim, ofereço um exemplo para ilustrar o processo descrito e analisado, até então, de maneira abstrata. Essa mediação entre considerações sobre a criação e problemas próprios à pesquisa é produtiva para refletir sobre a natureza do trabalho de pesquisa em literatura, seus desafios e as questões que surgem durante o caminho que leva da vontade de escrever à tese ou à dissertação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.