Com licença para o gesto, para o desejo e para a intranquilidade

possíveis diálogos entre Ana Paula Tavares e Adélia Prado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i38.34021

Resumo

Partindo de uma premissa enunciada por Maria Nazareth Soares Fonseca (2004), segundo a qual a literatura desenvolvida por autoras africanas se assemelha àquela elaborada em meios culturais onde, tal como no Brasil, a figura da mulher permanece socialmente marginalizada, este trabalho tem por objetivo propor um diálogo entre as poéticas de Ana Paula Tavares, escritora angolana, e Adélia Prado, escritora brasileira, de modo a enfatizar aproximações no que tange à abordagem de subjetividades femininas. Nesse sentido, serão analisados, em paralelo, três poemas de cada autora, respectivamente, a saber: “Rapariga”, “MUKAI (2), “Ex-voto”, “Com licença poética”, “Solar” e “Lembrança de maio”. Por intermédio de uma leitura dessas produções, visamos demarcar pontos de convergência entre percepções sobre mulheres que, no âmago de vivências cotidianas com paradigmas sociais bem definidos, insinuam possibilidades amplas e inesperadas de interação com o mundo. Embora algumas dessas possibilidades atravessem conjunturas tradicionalmente definidas, o que, principalmente nos textos de Tavares, mostra-se significativo para a preservação de memórias ancestrais, a maioria aponta para alternativas outras, dilatando as fronteiras de um espaço sócio-existencial. Dessa forma, mediante diversas pesquisas já realizadas sobre as obras das poetas, serão discutidos, entre outros aspectos, aqueles vinculados às potencialidades do gesto e do erotismo rumo à complexificação de expressões corporais e identitárias.

Biografia do Autor

Júlia Bellei Xavier, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), licenciada em Letras Português/Italiano pela mesma universidade (2023) e graduanda em Letras-Libras (UFJF). Possui experiência no ensino de línguas, assim como no âmbito dos estudos linguísticos e literários, tendo realizado pesquisas nos seguintes campos: Linguística Funcional Centrada no Uso, construcionalização gramatical e lexical, Linguística Cognitiva e Semântica de Frames, Linguística Computacional e Poesia Italiana Contemporânea. Ainda no que tange ao domínio acadêmico, integrou o NUPACT/UFJF (Núcleo de Pesquisa em Abordagem Construcional e Tradução) e participou da FrameNet Brasil (FN-BR), tendo contribuído para a representação semântica computacional de objetos multimodais. Atualmente, sob a orientação da professora Elena Santi, desenvolve trabalhos nas áreas de Literatura Comparada e Literatura Italiana, assumindo como foco as possíveis relações entre voz e alteridade nas poéticas de Giovanni Pascoli e Mariangela Gualtieri. Ademais, atua como colaboradora do Dicionário Bibliográfico da Literatura Italiana Traduzida no Brasil (DBLIT) e como membro da revista eletrônica Darandina.

Downloads

Publicado

09-12-2025

Como Citar

BELLEI XAVIER, J. Com licença para o gesto, para o desejo e para a intranquilidade: possíveis diálogos entre Ana Paula Tavares e Adélia Prado. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 21, n. 38, 2025. DOI: 10.48075/rlhm.v21i38.34021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/34021. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA