A bruxa e o anjo da história
uma leitura comparada de Karen Blixen e Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i38.34134Resumo
O presente artigo fará uma leitura comparada do conto “The Old Chevalier” de Karen Blixen, também conhecida como Isak Dinesen, e do ensaio “Sobre o conceito de história” de Walter Benjamin. Escritos na mesma época, ambos tratam de como pensar a história de figuras oprimidas, cujos pensamentos, ideias e vidas não possuem registros. O conto de Blixen se passa no tempo presente da obra, os anos 1930, e seu enredo consiste em uma conversa do narrador com um velho cavalheiro, que conta uma história de sua época de juventude, os anos 1870. Ao contar sua história pessoal, ele também fala sobre aquela época, pensando de modo histórico sobre aqueles tempos, comparando-os com a contemporaneidade. A partir dessa voz masculina, Blixen investiga o modo de pensar das mulheres daquela época, cujas histórias foram apagadas ou esquecidas. Em especial, o cavalheiro conta sobre seu encontro com uma jovem prostituta e, de modo poético e simbólico, tenta entendê-la sem desrespeitar seu desejo de mistério. Apesar das muitas semelhanças entre as ideias de Blixen e Benjamin, cada um nos leva a uma conclusão diferente. Ao pensarem nas possibilidades de redenção dos oprimidos, Benjamin, marxista, fala de revolução e materialismo. Blixen, por sua vez, traz a arte como possibilidade de redenção histórica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.