O delito e a dignidade hipócrita em El juguete rabioso
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i38.34409Resumo
Este estudo analisa as questões de exclusão e alienação no contexto do poder biopolítico na narrativa de Roberto Arlt na Argentina do início do século XX. Foca-se em como El juguete rabioso representa a marginalização do “conhecimento dos pobres” em oposição ao “conhecimento de poder”. Embora o conhecimento e a tecnologia pareçam oferecer um ideal utópico de mobilidade social, o direito ao aprendizado não é garantido, e espaços públicos como as bibliotecas revelam a hipocrisia do capitalismo. Este artigo também examina como a autoridade paternal na narrativa de Arlt opera como uma forma de biopoder que controla e oprime personagens marginalizados, como os órfãos. Essas representações refletem o inconsciente social capitalista, que avalia o valor humano com base na utilidade econômica. A pesquisa demonstra como Arlt explora criticamente os mecanismos de controle social através da biopolítica e da modernização, estabelecendo limites que segregam e desumanizam os excluídos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.