“Escuras como a lascívia”
a mulher negra no colonialismo em Boca do inferno, de Ana Miranda
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i38.34686Resumo
Este estudo visa analisar a obra Boca do Inferno, de Ana Miranda (2019), investigando como a autora representa a subordinação e, por conseguinte, a desumanização da mulher negra escravizada no contexto da escravidão no Brasil colonial. A construção do não-sujeito durante o processo de escravização possibilitou o domínio do corpo negro, assim como sua transformação em produto e utilização como mercadoria; em relação às mulheres negras, a intersecção entre gênero e raça as colocou em uma posição duplamente subjugada, ocasionando o domínio de seu corpo-território e colonização de sua identidade como sujeito dotado de história e existência. Utilizando uma análise bibliográfica, analítica com viés exploratório, é possível compreender, através de recortes da obra em questão, a desumanização da mulher negra através do olhar do narrador onisciente e falas/pensamentos dos personagens apresentados. Para tanto, se faz necessário a utilização de estudiosos e historiadores como Pinsky (2010), hooks (2019), Nascimento (1978), Vergè (2020), Gonzalez (2020), dentre outros. Infere-se que, a presença da situação dos negros escravizados se configura em plano de fundo da luta por poder em meio a elite da colônia, entretanto, sua presença reitera a significação do corpo negro, principalmente o corpo negro feminino, como um corpo colonial destituído de subjetividade e identidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.