Sistema literário brasileiro
do projeto de nação aos “gumes” que o constituíram
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i38.34690Resumo
O texto que aqui se apresenta aborda questões de ordem teórica relativas à literatura brasileira e explora, em caráter esclarecedor, assuntos amplamente discutidos que, no entanto, não são totalmente claros para uma ampla parcela de leitores e estudiosos da literatura brasileira. Os temas abordados versam sobre o conceito de sistema literário; discussões sobre o período de formação da literatura brasileira; o projeto de nação esboçado na literatura durante o Romantismo, o Realismo, o Naturalismo, o Pré-modernismo e o Modernismo; e, finalmente, aborda a questão atinente ao caráter dialético da construção literária quando se vale de lados opostos “gumes”, para produzir novas sínteses artísticas e sociais. Os três tópicos em que foi organizado o estudo, podem ser lidos de modo independente com proveito, porém a leitura completa do texto fornecerá uma visão mais abrangente que contribuirá para melhor entender a literatura brasileira, mediante recurso a análises extraliterárias. São utilizados como textos de base, escritos teóricos de autores como Gonçalves de Magalhães e Machado de Assis que em sua época, além de obras literárias, também atuavam como críticos e estudiosos de seu tempo e nos ajudam a ter uma visão sincrônica do fenômeno literário brasileiro e, igualmente, quando possível, foram utilizadas referências literárias que ajudam a compreender as discussões teóricas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.