Contribuições da Carta da Escrava Esperança Garcia para o debate das relações étnico-raciais no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i38.34953

Resumo

Este artigo realiza uma análise exploratória da Carta da Escrava Esperança Garcia (1770), um documento histórico de grande importância escrito por Esperança Garcia, uma mulher negra escravizada no Piauí do século XVIII. A carta, endereçada ao Governador da Província, denuncia os abusos sofridos por ela e outros escravizados, revelando as condições desumanas e o sistema opressor racial da época. Além de relatar os maus-tratos, o documento representa uma manifestação de resistência e uma reivindicação de direitos, destacando o protagonismo de Esperança Garcia em um período marcado pela exploração e pela violência. O estudo fundamenta-se nas teorias de colonialidade e racismo estrutural propostas por autores como Mignolo, Munanga, Guimarães e Quijano, que analisam o silenciamento de vozes negras e as práticas de exclusão racial historicamente construídas. A pesquisa examina como essas práticas coloniais ainda ecoam no ambiente escolar contemporâneo, perpetuando preconceitos e desigualdades através da exclusão de narrativas afro-brasileiras. Ao analisar a trajetória de Esperança Garcia e a relevância de sua carta, o artigo busca promover reflexões sobre o impacto das heranças coloniais nas práticas pedagógicas atuais e a necessidade de incorporar temas afro-brasileiros no currículo escolar, contribuindo para o reconhecimento e a valorização das histórias e identidades negras no Brasil.

Biografia do Autor

Regiani Leal Dalla Martha Couto, IFRO - Instituto Federal de Rondônia

Doutora em Estudos de Linguagem (UFMT). Mestra em Letras (UNIR). Graduada em Letras/vernáculas (UNESC). Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. Membro do GELLIC -Grupo de Estudos em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural. 

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Publicado

09-12-2025

Como Citar

DA COSTA DE FARIAS, M. da G.; LEAL DALLA MARTHA COUTO, R. Contribuições da Carta da Escrava Esperança Garcia para o debate das relações étnico-raciais no contexto escolar. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 21, n. 38, 2025. DOI: 10.48075/rlhm.v21i38.34953. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/34953. Acesso em: 14 dez. 2025.

Edição

Seção

PESQUISA EM LETRAS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO E LITERATURA, ENSINO E CULTURA