A justiça divina e a hipocrisia social

diálogos entre a Comédia, de Dante Alighieri, e “O pecado”, de Lima Barreto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i38.35820

Resumo

Este estudo estabelece uma comparação entre a Comédia, de Dante Alighieri, e o conto O Pecado, de Lima Barreto, explorando como ambas as obras abordam sistemas sociais e morais de suas épocas. Dante constrói uma alegoria complexa sobre o pós-vida, na qual as almas são organizadas e julgadas segundo a gravidade de seus pecados, refletindo os valores teológicos da Itália medieval. Em contrapartida, Lima Barreto desconstrói essa lógica ao apresentar uma narrativa marcada pelo racismo estrutural da sociedade brasileira do início do século XX. Em O Pecado, o protagonista é avaliado não por suas ações, mas pela cor de sua pele, sendo excluído da salvação divina. Barreto utiliza sua obra para criticar a hipocrisia de uma sociedade que, embora proclame ideais cristãos de igualdade, perpetua práticas discriminatórias. A análise incorpora as teorias de Stuart Hall e Frantz Fanon para contextualizar o papel da representação e da identidade nos sistemas de poder cultural. Enquanto Hall discute a construção do sujeito negro como “Outro”, Fanon enfatiza as consequências psicológicas dessa exclusão. Ao contrastar as obras de Dante e Barreto, o trabalho evidencia como ambos os autores, cada qual a seu modo, utilizam a ficção para questionar os sistemas morais, religiosos e sociais de seus tempos. Suas críticas, embora enraizadas em contextos distintos, mantêm relevância ao promover reflexões sobre justiça, igualdade e humanidade.

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Publicado

09-12-2025

Como Citar

AMADEU, F. C.; LEITES JUNIOR, P. A justiça divina e a hipocrisia social: diálogos entre a Comédia, de Dante Alighieri, e “O pecado”, de Lima Barreto. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 21, n. 38, 2025. DOI: 10.48075/rlhm.v21i38.35820. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/35820. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

“QUEM TÁ FALANDO?” REPRESENTAÇÕES FICCIONAIS DOS AFRODESCENDENTES NA LITERATURA BRASILEIRA