Entre a história e o mito

representações discursivas de Chica da Silva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v21i38.35824

Resumo

Este artigo faz um estudo do romance histórico Xica da Silva, de João Felício dos Santos, obra que permite investigar a imagem enviesada que se constituiu no imaginário social brasileiro sobre a mulher negra. O objetivo é analisar a figura histórica de Chica da Silva em contraponto à personagem tecida no romance, considerando-se o resgate de memórias discursivas. Para isso, tem-se como ponto de partida pesquisa bibliográfica fundamentada nas produções de Júnia Furtado (2003), Eni Orlandi (2005), Michel Pêcheux (1995), Abdias Nascimento (1978) e Frantz Fanon (2008). São discutidos conceitos da Análise do Discurso e as imagens estereotipadas sobre a mulher negra no ideário do Brasil. Faz-se também uma ponderação sobre Chica da Silva e a personagem ficcional Xica da Silva, em uma aproximação entre história e literatura. Conclui-se que os estereótipos criados em torno de Chica da Silva estão ligados às fortes raízes eurocêntricas sobre as quais o Brasil se constituiu e que ainda sobrevivem nas memórias discursivas. O tema proposto possibilita uma reflexão sobre a questão do ser mulher negra no Brasil, com base em uma figura histórica que ultrapassou as barreiras do tempo. Esse estudo pode instigar debates em torno da desconstrução de estereótipos, para uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse intuito, entre a ficção e a história, tratou-se da Cinderela Negra do Arraial do Tejuco, a Chica da Silva.  

 

Palavras-chave: Romance histórico. Chica da Silva. Análise do Discurso. Racismo.

Biografia do Autor

Bruno Andrade da Gama, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL / UFOPA); licenciado em Letras - Língua Portuguesa (Unasp / 2022). Membro dos grupos de pesquisa AGOGE (Grupo de Estudos sobre Filosofia e História da Educação) - Unasp; GIPACE (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação) - IFPA; desde 2021 é membro do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) - IFPA/campus Santarém, atuando em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Downloads

Publicado

09-12-2025

Como Citar

ANDRADE DA GAMA, B.; FERREIRA BERNARDINO, E.; ROSA DE GÓES, E. Entre a história e o mito: representações discursivas de Chica da Silva. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 21, n. 38, 2025. DOI: 10.48075/rlhm.v21i38.35824. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/35824. Acesso em: 13 dez. 2025.

Edição

Seção

“QUEM TÁ FALANDO?” REPRESENTAÇÕES FICCIONAIS DOS AFRODESCENDENTES NA LITERATURA BRASILEIRA