Ultra-esquerdistas e sectários, anotações para uma história do extremismo de esquerda
DOI :
https://doi.org/10.36449/rth.v0i0.1234Résumé
O movimento socialista internacional, ao longo dos últimos cento e cinqüenta anos, não se dividiu somente em reformistas e revolucionários. Estes foram os dois campos programáticos decisivos no marxismo, mas, assim como os que se reivindicaram gradualistas ou reformistas, aprisionaram na sua órbita - à esquerda - um espectro, o centrismo, as correntes identificadas como radicais ou revolucionárias precisaram se diferenciar de suas sombras ultra-esquerdistas. Os conceitos reformismo, centrismo, revolucionarismo, ultra-esquerdismo ou sectarismo podem parecer epítetos, porque foram e são usados como acusações insultuosas, mas foram seriamente considerados na tradição marxista como categorias teóricas, ou seja, com significados precisos. Historiadores das organizações de esquerda que se surpreendem com a divisão da esquerda socialista, não teriam porque ignorá-los em suas investigações sobre os fatores que poderiam explicar a pulverização dos socialistas.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.