CONTRIBUIÇÕES DE PAUL RICOEUR AOS HISTORIADORES ACERCA DA FENOMENOLOGIA DA MEMÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.36449/rth.v21i2.17246Palavras-chave:
Teoria da História, Paul Ricoeur, Memória, Apropriação,Resumo
Neste artigo buscamos apresentar possibilidades de apropriação do debate ricoeuriano acerca da memória entre os historiadores. Nas primeiras páginas revisitamos o caminho percorrido por Paul Ricoeur em A memória, a história, o esquecimento, destacando os elementos da fenomenologia da memória em particular ligados à prática historiográfica. Na sequência apresentamos de que forma historiadores como François Hartog, François Dosse, Henry Rousso e Régine Robin se apropriaram da reflexão ricoeuriana acerca da memória em seus trabalhos. Neste percurso pudemos notar que a falsa impressão de esgotamento do debate sobre o tema da memória é deslocada em favor de uma renovação das questões, na medida em que a noção de trabalho de memória incide diretamente sobre a dimensão ético-política dos liames entre história e memória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.